O cenário em que vivemos tem se tornado cada vez mais imprevisível e volátil, mas uma coisa é certa: a tecnologia aliada à expertise tornou-se uma ferramenta fundamental para a otimização da eficiência operacional das empresas.
Estar por dentro das inovações relacionadas à gestão de pessoas é uma maneira eficiente e inteligente de se moldar sem grandes rupturas às constantes mudanças. Quando imaginamos o futuro, fica ainda mais evidente e indispensável a ideia de adotar tecnologias para simplificar a rotina profissional.
Seguindo a tendência de outros setores, a tecnologia também é uma aliada do departamento de Recursos Humanos, pois promove diversas facilidades, entre elas: condução de uma gestão mais moderna; integração de equipes; simplificação de tarefas de rotina, amparadas pela automatização de processos e a construção de bases sólidas para a obtenção de resultados mais efetivos.
Planejamento em foco
É suficiente apenas implementar as tecnologias para obter resultados favoráveis e otimizados?
A resposta é NÃO. É de suma importância destacar que não basta apenas integrar a tecnologia à rotina da gestão de pessoas, é preciso planejar, revisar processos, rever a cultura organizacional do departamento e propor novas ações para que o investimento na inovação esteja realmente alinhado à estratégia de gestão. Desta forma, a tecnologia cumpre o seu papel inicial de transformação.
Existem cenários em que a produtividade é comprometida, porque a tecnologia não foi adequadamente analisada, por isso é ultrapassada e não está nivelada às reais necessidades da empresa.
Portanto, quando pensar em tecnologia como aliada da gestão de pessoas, pondere sobre a decisão de adquirir um sistema completo e que esteja engajado às necessidades da sua empresa.
Definindo o conceito de sistema completo
Consideramos um sistema completo de gestão de pessoas aquele que é sinônimo de facilidade e evidencie aos colaboradores que sua implementação vem, acima de tudo, para somar e facilitar os processos do dia a dia.
Atualmente, existem tecnologias focadas na mobilidade e na democratização da computação em nuvem, ou seja, todas as aplicações que um departamento de Recursos Humanos costuma necessitar, em termos de tecnologias (software, por exemplo), podem ser adquiridas e usadas virtualmente.
E quais são as principais vantagens interligadas à adoção de tecnologias para a gestão de pessoas?
Mais economia para a empresa e mobilidade aos profissionais, que podem trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora e usando qualquer dispositivo conectado. Também possibilita o acesso às informações de forma rápida e fácil para a realização de processos, que exigem o cumprimento de datas limites para aprovação.
Supere os desafios!
Após ter conhecimento de todas essas informações há outro desafio: o que deve ser considerado no momento de adquirir um sistema, que tem como finalidade unir tecnologia e gestão de pessoas. Para ajudar, separamos abaixo quatro dicas que podem ajudar nesse processo de escolha:
- Opte por uma solução completa, segura, móvel e escalável.
- Certifique-se de que a tecnologia é simples, intuitiva e se permite gerenciar com mais eficiência, de qualquer lugar e a qualquer momento todas as funções de Folha e RH da sua empresa.
- Escolha uma solução que descentralize processos operacionais e libere o departamento de RH para demandas mais estratégicas.
- Priorize a autonomia dos gestores e colaboradores em determinadas atividades, que podem ser feitas digitalmente, como: aprovações via workflow, solicitações, consultas e alterações de dados pessoais etc.
Busque ajuda especializada
Contar com a ajuda de quem entende as técnicas, os métodos, as práticas e as ferramentas focados na otimização dos processos de RH é imprescindível para fazer uma convergência bem-sucedida entre tecnologia e gestão de pessoas. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo!